Práticas de Ciências

Fale Conosco
A experimentação é de suma importância no ensino de Ciências, pois ela consegue unir teoria e prática e funciona como um meio de motivar os alunos, além de facilitar a compreensão dos conteúdos que estão em pauta.  Neste sentido, os alunos do 6°, 7° e 8° anos do Ensino Fundamental II do Instituto Santa Luzia realizam diversas experiências que corroboram com o conteúdo teórico.  Neste início de trimestre, os alunos do sexto ano iniciaram sua participação nas pesquisas cientificas ao analisar a granulometria e permeabilidade de diferentes amostras de solo, tais como, areia, argila e húmus, constatando na prática qual o melhor solo para a agricultura.

No sétimo ano, as atividades se direcionam a seres microscópicos. A parte de um meio de cultura de gelatina e caldo de carne, os alunos escolheram diferentes locais ou objetos (partes do corpo, chão, relógio, anel, etc) para isolar microrganismos. Após sete dias em crescimento, eles observaram a presença de colônias de bactérias e fungos, e puderam comparar os resultados de acordo com os pontos de coleta. Ficaram impressionados com a quantidade de microrganismos presentes no corpo humano e ao seu redor.

Já os alunos dos oitavos anos, manusearam diferentes alimentos para testar a composição de amido e vitamina C. A prática revelou surpresa ao observar que alimentos como pão e macarrão são ricos em amido e que o suco artificial de limão não contém uma quantidade significativa de vitamina C. Esta atividade é fundamental para reflexão sobre a qualidade de suas alimentações.

Assim, as práticas de Ciências realizadas no Santa Luzia envolveram dedicação, aprendizagem e entretenimento. Ainda estão previstas outras atividades de acordo com os conteúdos programáticos a serem abordados. A professora Leila ficou muito satisfeita com o rendimento obtido e agradece a participação e colaboração dos alunos nas propostas executadas.

 

 

Coordenação Pedagógica

Voltar