Projeto “Cuidando dos Ambientes Coletivos” – 6º ano

Fale Conosco
A associação entre os conhecimentos construídos pelas nossas vivências em sala de aula e fora dela ao lúdico é um meio didático que viabiliza a aprendizagem através da experiência concreta – e também da diversão.
Nesse sentido, os professores Leila Fritz (ciências) e Eduardo Belmonte (redação) propuseram aos estudantes do sexto ano que, em grupos, construíssem dois mascotes: um, para o lixo seco; outro, para o lixo orgânico. Para a devida realização da atividade, os estudantes, artisticamente, ornamentaram duas lixeiras as quais representaram os referidos mascotes.
O trabalho teve como finalidade principal despertar a consciência coletiva dos educandos acerca da separação adequada dos resíduos, porém de um modo que sobressaísse a exposição em sala de aula, visto que, ao ornamentar as lixeiras a seu modo, os estudantes sentir-se-iam atraídos a utilizá-las adequadamente.
Os professores Leila e Eduardo, ressaltaram que os alunos perceberam, durante a execução do projeto, o quão importante são os hábitos de higiene e limpeza para a conservação do patrimônio público e privado e dos espaços de convivência.
O final dessa atividade consistirá na votação do melhor mascote (melhor lixeira) a ser escolhido por membros da comunidade educativa com o intuito de que todos integrem esse projeto.
Parabenizamos os estudantes por autorreconhecerem-se como parte integrante da escola, espaço que faz parte do cotidiano, bem como por perceberem que a manutenção da limpeza desse ambiente é fundamental para um convívio saudável e salutar entre todos.

 

Coordenação pedagógica

Voltar